Carga elétrica - 3º Termo B - Not. - 2º Sem./2014

Prof. Pascoal 18/08/2014
Carga elétrica
Definição de carga elétrica
Para entender o conceito de carga elétrica vamos estudar um pouco a estrutura do átomo e as partículas portadoras de carga elétrica que o constituem. No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno deste núcleo estão os elétrons. Um próton em presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração, como no exemplo do âmbar e da palha. Desta maneira, atribuímos ao próton e ao elétron uma propriedade física denominada carga elétrica.
Quantização de Carga elétrica:
A quantidade de carga do elétron, em valor absoluto, é chamada de carga elementar e é representada por e. Esta carga é chamada elementar, pois é a menor quantidade de carga encontrada na natureza e este valor é:
e=1,6 . 10-19
Coulomb (C) é a unidade de medida utilizada para carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades.
Para determinarmos a quantidade de carga elétrica de um corpo precisamos saber o número de elétrons ou prótons que este corpo tem em excesso, logo:
Q=n.e
Onde:
Q = quantidade de carga elétrica do corpo
n = número de elétrons em falta ou em excesso.
e = carga elementar (1,6 . 10-19C)
Exercício carga elétrica
O átomo de certo elemento é composto por 2 prótons, 2 nêutrons e 2 elétrons. Determine a carga elétrica do núcleo deste átomo.
Resolução:A carga elétrica no núcleo do átomo é devida apenas aos prótons que ali estão, pois os nêutrons não possuem carga elétrica, logo:
Q = + n . e
Q = 2 . 1,6 . 10-19
Q = 3,2 . 10-19C

Novo comentário